O grupo santista ID.E.N. aposta neste seu primeiro disco em um punk rock de protesto na linha dos grupos das décadas de 1980 e 1990, mas aqui com um diferencial, possuem dois vocais e duas guitarras - sendo uma delas tocada por Arthur Justo, ex-baterista de nomes lendários como Chemical Disaster, Safari Hamburgers e Vulcano que aqui desempenha bem o seu papel trocando as baquetas pelas seis cordas.
O conjunto claramente se preocupou em fazer um instrumental de riffs encorpados, com claras inclinações ao hard/heavy nas cordas, fazendo base reforçada para vocais que versam sobre as mazelas político-sociais, por vezes em tom mais melódico, e em outros com agressividade e velocidade hardcore. É neste pique que segue o disco do começo ao fim.
Nadando contra a corrente, qualidade notória do punk rock, o cd vem com encarte recheado, com todas as letras e arte que traduz bem o clima anárquico e político das composições. Só por este trabalho de prensar um disco independente, sem economia na produção tanto musical quanto visual, o ID.E.N. já merecia atenção, mas pode ser mais que isso, se a sua praia for o punk rock simples e direto, aquele que a velha escola aprendeu a gostar.
FONTE: ZP BLOG